segunda-feira, setembro 21

SEGURANÇA DA SALVAÇÃO


Algumas igrejas ensinam que uma pessoa depois de ser salva por Jesus pode vir a perder a salvação. Fazendo uma interpretação errada de alguns versículos vários “ensinadores” colocam em dúvida este bem precioso conseguido por Cristo. As igrejas de Teologia Reformada são contra este tipo de ensino por razões como as que mostro a seguir.
  • A salvação é eterna. E sendo eterna não pode acabar (Jo. 5:24; 6:39-40; 10:27-30). O próprio Jesus diz que NINGUÉM pode JAMAIS arrancar o salvo de suas mãos. E o apóstolo Paulo reforça esta verdade em Rm.8:1.
  • A base de nossa justificação são os méritos de Cristo diante de Deus, e não os nossos (2Co. 5:21; Rm. 8:33-34). Para perdermos a salvação os méritos de Cristo tinham que ser recusados por Deus.
  • A herança dos salvos está guardada para eles em Deus (1Pd. 1:3-5). Se o salvo se perder, a herança sobrará, e assim Deus não conhece o futuro.
  • É Deus mesmo quem protege os seus de cair (1Pd. 1:5). Ele que preparou a herança também prepara o salvo para entra nela.
  • É Jesus quem está no céu intercedendo pelos seus (Rm. 8: 33-34 Hb. 7:25). Se UM SÓ salvo se perde a intercessão de Cristo por aquele foi recusada.
  • Se a salvação se perdesse ninguém poderia ter certeza da mesma, mas as Escrituras dão margem para se ter esta certeza (Fp. 1:6; 2Tm. 1:12; 1 Jo. 5:13).
  • Os salvos foram escolhidos por Deus antes da fundação do mundo (Ef. 1:4-5), assim não poderão ficar pelo caminho, pois se assim fosse Deus não seria onisciente.
  • A salvação é unicamente pela graça de Deus e não pelas obras humanas (Rm. 11:6; Ef. 2: 2:5-8), portanto, depende unicamente de Deus, e não do ser humano pecar ou não.
  • Quando pecamos perdemos a comunhão e não a salvação, e esta comunhão é restaurada com nosso arrependimento (1 Jo. 1:8-9).
  • Os salvos, na ótica de Deus, já estão glorificados (Rm. 8:30), ou seja, Deus já sabe hoje e vê hoje todos os que foram e ainda serão salvos na glória eterna.

Aqui estão apenas 10 razões porque o salvo nunca perde o que Cristo conquistou para ele, a salvação. Destas a mais forte é a onisciência de Deus, que não deixa ele se enganar com suas escolhas. Os pecados dos salvos lhe fazem perder galardões (Ap. 3: 11; 1Co. 3:10-15), mas nunca a salvação, pois foram comprados pelo sacrifício de Cristo na cruz. Portanto, agradeça a Deus por esta tão grande salvação, tão grande bênção que Deus lhe deu, santificando sua vida e trabalhando para ele.

3 comentários:

  1. Estes dias o Espírito me ensinava justamente sobre isto: o fato de que não perdemos a nossa salvação! Então comecei a conversar com os meus amigos sobre isso. E muitos ainda tinham a ideia errônea que ela poderia ser perdida, sim. Então comecei a ensinar-lhes sobre o que o Espírito Santo havia me ensinado, e trocamos muitos versículos para corroborar este ensino. Lindo vc frisar neste espaço sobre os falsos ensinos de hoje. Gostaria de ler mais sobre as suas reflexões aqui. Aliás: todas elas são muito boas!

    ResponderExcluir
  2. Obg Alzira, se vc qser conhecer mais sobre o que escrevo acesse: http://gracaplena.blogspot.com

    Será uma honra, Deus te abençoe e vc tb tem postado coisas muito boas.

    Joelson Gomes

    ResponderExcluir
  3. A mensagem de Jesus, o Evangelho, é basicamente e verdadeiramente a mensagem da fé para a salvação da alma. Fé para a salvação só pode ser demonstrada a Deus através do arrependimento do pecado. Salvação é somente pela fé, e uma vida de pecado tem o poder infalível de destruir a fé.

    ResponderExcluir