sexta-feira, outubro 30

POR REFORMA HOJE



No dia 31 de outubro de 1517, portanto a 492 anos atrás, Lutero apresentava as famosas 95 teses ao mundo. Deflagrava com este ato a maior reviravolta que a história do cristianismo jamais viu igual.

Inconformado com o que o Catolicismo romano tinha feito do cristianismo, e movido por um extremo apego às Sagradas Escrituras, Lutero não pôde ficar calado, e falou em alto e bom som que a Igreja precisava rever seus pressupostos e achar o caminho que havia se perdido.

Hoje, nestes 492 anos passados, estamos sentindo falta de um homem como Lutero, pois parece que a Igreja está perdida de novo. O estado em que vive a cristandade não é alentador, é periclitante. Vivemos a era ideal para que surja um “homem” mas, está faltando um “homem” para a era. A Reforma nunca foi tão necessária de novo. Hoje a Igreja bate cabeça em áreas como:

1- Teologia - A Teologia reformada hoje é peça de museu para a maioria. A falta de doutrina em nossas igrejas é gritante, fora os ensinamentos não bíblicos. O evangelho hoje não é o de Paulo, Lutero, Calvino, J. Edwards, R. Kalley, etc. Campeia a heresia na seara do Senhor.

2- Pregação - Se a teologia vai mal, a pregação que é reflexo da mesma, idem. Onde está o evangelho bíblico? Onde está a exposição bíblica respeitado texto, contexto e hermenêutica? Veja 1Tm 4:13. Inventaram até uma coisa que é “evangelho sem doutrina”.

3- Respeito a Palavra de Deus - Veja a atitude de Josias (2Cr. 34: 19-21), Josafá (2Cr. 17: 7-9), e do povo de Israel (Ne. 8). Hoje a Palavra de Deus é uma coisa qualquer, se quer mesmo é cantar. Até tem aquele mote “O tempo de cantar chegou”. Quantos Louvorzões? Já ouviu falar de Pregaçãozão? Eu não. E ainda dizem que amam ao Deus da Palavra. Como podem se a Pregação a Bíblia é esquecida e a igreja nem sabe abrir a mesma para achar os versículos? É uma lástima.

4- Adoração- Na Reforma de Josias o culto foi restaurado por completo (2Cr. 35: 1-19). Como andam nossos cultos? As coisas são feitas para a adoração a Deus ou vale tudo conquanto que atraia o maior número de pessoas possível? Nossa adoração reflete nossa perspectiva de Deus? O centro do culto é Jesus Cristo? Quando vou ao culto vou DAR meu culto a Deus ou vou RECEBER, BUSCAR minha bênção? Isso mostra a quantas andam as reuniões de hoje.

5- Música - Alguém já disse que uma igreja é modelada pelos hinos que ela canta. Se for assim, devemos antes de cantar qualquer coisa que o mercado “gospels” nos empurre, pensar duas vezes. Esta músicas que só dizem “receba”, e só usam o pronome “EU’, ou a frase “você vai vencer” e a palavra “vitória”, são canções de adoração? Ou são uma cantilena egoísta que só visa dar ares de conquistador a quem canta colocando-o no lugar de Deus e no centro da música? Adoração é dada a quem? A Deus ou quem canta? Quem é o centro das músicas cantadas hoje? Veja o que significa a palavra adoração em um dicionário e compare com que se canta nas igrejas.


É queridos, não é fácil, mas oremos a Deus para termos a coragem de um Josafá (2Cr. 17:6), de um Ezequias (2Cr. 30:14), de um Josias (2Cr. 34: 3-5), de um Lutero. Que tenhamos coragem para afastar tudo o que não agrada a Deus de nossas vida e culto, e assim poderemos dizer que fazemos parte de uma igreja Reformada e Protestante, ou melhor, que fazemos parte da Igreja de Deus. Caso contrário corremos o risco de fazer barulhos e mau cheiro e dizer que é culto ao Senhor.

Joelson Gomes

Um comentário:

  1. Se os ventos da Reforma varressem a Igreja de hoje...que benção seria!
    Continuemos clamando: Maranata! Vem Senhor Jesus!

    ResponderExcluir