domingo, setembro 27

A Arca de Noé e a Arca de Israel

(Gênesis 6:13 a 18); (Êxodo 25:10; 13 a 18)


Tanto a Arca de Noé como a Arca de Israel, ambas trazem em Si o Símbolo da Aliança, do Concerto entre Deus e os Homens; uma Renovação de Vida, da Consciência e do Discernimento de Viver bem consigo mesmo, de um relacionamento saudável com o “outro” e com o Senhor deste Viver!

A Arca de Noé continha vidas escolhidas e aliançadas com Deus, a fim de se salvarem das Águas do Mundo!

Noé, sua esposa, seus filhos Can, Sem e Jafe e suas noras, enquanto permaneceram na Arca, que os protegia da inundação, do dilúvio, tinham em seus corações o Temor a Deus, levando-os a uma união não corrompida por todo um ano, 365 dias.

Os possíveis desentendimentos provocados por estarem sempre juntos e, conseqüentemente, vendo e analisando as atitudes uns dos outros, não os levaram a uma separação e nem a se amaldiçoaram com xingamentos, apesar de estarem sempre juntos, sem privacidade e nem poderem se afastar e caminhar um pouco – dar um tempo – a fim de respirarem “novos ares”!

Eles tinham Consciência da Salvação e Proteção Divinas!

Contudo, ao saírem da Arca, repousada no Monte Ararat e colocarem os pés no mundo, em terra firme e se sentirem seguros e “donos de si, de seus próprios narizes”, os atritos começaram, os pecados começaram a seduzí-los!

Noé se embebeda, dorme nu. Can “descobre a nudez” do pai e é amaldiçoado, atingindo seus descendentes. * Há estudiosos que afirmam ter havido um relacionamento sexual entre os dois nesse momento, pois acreditam que “Descobrir a Nudez” refere-se a isso!*

E, como diríamos, nos dias atuais: “A união da Arca foi pro brejo”!
Enquanto a Arca de Noé continha – Continente – vidas escolhidas por Deus, a Arca de Israel é o Conteúdo escolhido pelo coração daqueles que optaram por Sua Presença, por Sua Shekinah!

O Povo de Israel – o Continente escolhido - , a Raça Eleita, a Nação Santa contém em si a Arca da Aliança: O Senhor todo Poderoso, o Filho e o Espírito Santo de Deus, a Trindade Una e Santa!

O Israel de Deus vive até hoje, contudo Deus – a Trindade – não vive na totalidade dos corações deste Seu Povo Escolhido!

Entre os que festejam, louvam, dançam e cantam a Sua Gloriosa Presença, muitos dentre eles, assim como Noé, se embriagam de Concupiscências, se encantam pelo pecado e por ele são encantados; perdem o temor, o amor, a obediência e o respeito ao Pai Todo Poderoso tal qual Can ao desrespeitar Noé, seu pai.

E, ao se afastar da Shekinah do Senhor, o Povo de Israel perde a Comunhão com a Ruah de Deus, se esquece do Sacrifício Vivo de Cristo Jesus e peca contra a Trindade Uma e Santa, tornando sua descendência bastarda, não nascida de Deus, não podendo entrar na Congregação dos Justos!

Por isso, cuidado, irmão (ã)! Se, por acaso, estiver pensando em abandonar a Arca do Senhor, para mergulhar nas águas contaminadas do mundo, você corre o risco de morrer afogado, tentando surfar em acrobacias sobre as ondas turbulentas e encantadoras desse Mar de Ilusões e, enquanto se debate para não afundar, seus olhos vêem a Arca se afastando cada vez mais, e seus ouvidos ouvem a voz troante do Timoneiro Jesus – a cada mover adiante do Barco Vitorioso em Certeza, Verdade e Fé - , cada vez mais inaudível, ordenando: “Sejam mais corajosos, lutem”! “Nada temam, pois Eu, o Senhor Teu Deus, estou no Comando! Coragem, estou com vocês por onde quer que naveguem”!

A Arca de Noé e a Arca de Israel foram dádivas de Deus, de Aliança e Concerto, para a Salvação do Ser Humano irremediavelmente perdido sem Ele, longe, distante e esquecido d´Ele, de Sua Magnânima Misericórdia de Pai, Pastor, Advogado, Intercessor e Consolador dessas ovelhas tão famintas e sedentas de Seu Colo, de Sua Disciplina, Exortação e Amor!

Ao abandonarem a Arca – a Trindade Divina – terão de “arcar” com as conseqüências de tal atitude!

Povo Escolhido, Raça Eleita, Nação Santa, vigiemos! Oremos! Façamos do Amor, da Fé, do Perdão atos idiossincrásicos do nosso viver Cristão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário