segunda-feira, março 21

O Eterno Plano da Salvação



 Jesus Cristo é Deus desde sempre.


A Trindade criou a humanidade. Gn 1.26 Jo 1.1-3. Jesus Cristo já existia antes da fundação do mundo e já sabia que precisaria morrer e ressuscitar para nos salvar 1Pe 1.18-20.


Deus fez o homem bom Ec 7.29. Deus deu ao homem autoridade sobre a terra Gn 1.26; Sl 115.16.


O homem desobedeceu Deus e obedeceu Satanás abrindo as portas para o mau Gn 3.6. – Quando escolheu desobedecer o Senhor e obedecer satanás, entrou em sociedade com o inimigo e concedeu-lhe que interferisse sobre a terra que havia lhe sido confiada para cuidar.


Deus preparou um lugar para castigar Satanás e seus demônios. O lago de fogo e enxofre. Ap 20.14; 21.8. Esse lugar tem a imagem do lixão de Jerusalém o Gehenna. Ali o lixo era atirado e também restos de animais abatidos e segundo alguns, até mesmo corpos de criminosos. Devido ao grande fedor da putrefação, era ateado fogo no Gehenna. A Bíblia toma esta figura para o inferno: Um lugar onde os vermes não se cansam de comer e o fogo consome, porém, com uma agravante. O fogo ali é eterno e os seres também, onde permanecem em sofrimentos eternos. Quem estiver no livro da vida não entrará lá Ap 20.15; 21.1.


O Diabo não é o dono do Inferno. Satanás irá sofrer terrivelmente no Inferno Ap 19.20.


Deus ensinou ao homem que o pecado traz a morte. Rm 6.23. Então, logo que o homem pecou, criou um sistema para fazê-lo compreender isso, exigindo a morte de um animal quando alguém pecasse. Em Gn 3.7;21 Vemos que os esforços humanos para corrigir o problema do pecado não funcionaram. Os homens fizeram tangas de folhas de figueira. Deus faz uma roupa de peles de animais. Apenas o derramamento de sangue poderia cumprir a justiça de Deus sem destruir os homens. Aqueles animais sacrificados no Antigo Testamento eram símbolos do verdadeiro sacrifício que Jesus realizaria morrendo na cruz Hb 7.26-28.


Como um Deus justo pode deixar impune o pecador? Se fizesse isso deixaria de ser justo. Então Ele encerrou todas as pessoas na qualidade de “humanidade pecadora” Rm 3.23; 5.12 e aceitou Jesus como réu de todos os pecados.


Perceba que o pecado entrou no mundo por um homem. E trouxe consigo a morte. E como a morte chegou a todos os homens? Porque todos pecaram! Por isso que Jesus não morreu até que entregou sua vida (Jo 10.17-18), até que tomou sobre si os nossos pecados (Is 53.4). Não me venha dizer que Deus é injusto, pois seus próprios pecados são suficientes para te fazer culpado! Façamos o teste de Ex 20.


1. Sempre amou Deus acima de tudo em sua vida?


2. Já teve outros deuses? Adorou alguma pessoa ou se tornou extremamente fã? Já dobrou os joelhos na frente de uma imagem? Já fez algum tipo de simpatia, feitiçaria ou adivinhação?


3. Já tomou o nome de Deus em vão? Fez piadinhas de Jesus?


4. Dedica um dia da semana à busca do Senhor, ao descanso e a família? Ou trabalha de domingo à domingo? Não descansar também é pecado!


5. Alguma vez você já desrespeitou seus pais? Alguma vez já tratou seus pais de maneira ofensiva ou foi faltoso com eles?


6. Já matou alguém? Já sentiu ódio (1Jo 3.15) aquele que odeia é assassino, está matando a pessoa em seu coração.


7. Já adulterou? Já olhou para uma pessoa que não seja seu cônjuge com desejo de possuí-la (Mt 5.28)? “Secou” alguém?


8. Já roubou algo? Um lápis, uma moeda ou algum negócio injusto?


9. Já inventou histórias sobre outrem? Aumentou, fez fofoca?


10. Já cobiçou ter algo que não era seu? Botou “olho gordo” na casa, na propriedade ou carro de outra pessoa?


Bom, talvez aqui tenhamos alguém que conseguiu escapar de tudo isso. Será? 1Jo 1.5-9


Outro fato interessante: NEM TODAS AS PESSOAS SÃO FILHAS DE DEUS. Existem até mesmo filhos do diabo Jo 8.44. Porém temos uma esperança em Jo 1.12.


Um pedaço de ferro não é uma ferradura. Ele precisa passar pela forja, tenaz e pelo martelo para se tornar uma ferradura. Uma lata de petróleo não é um chinelo, precisa ser industrializada para ‘magicamente’ se transformar em chinelo. Quem recebe Jesus recebe também o poder de ser transformado em Filho de Deus. Logo, apenas quem recebe Jesus é filho de Deus! E se você já o recebeu, permaneça como filho também pela fé Ex 32.33! Aproprie-se desse poder recebido para ser feito filho de Deus e caminhe nesta direção pela fé!


Jesus é a única porta para a salvação Jo 10.9. Não somente a porta, mas também o caminho Jo 14.6. Como devemos então fazer para sermos salvos?


Como ser salvo?


Admitir que é pecador e necessita salvação – Rm 3.23-24 – Salvação que só pode ser gratuita afinal, não tens nada para oferecer – Ef 2.8. Salvação recebida pela fé (Rm 1,17; Hb 10.38; Gl 3.11)


Rm 10.9 - Confessando Jesus como Imperador (Dono, Senhor, Rei, com direito a absolutamente tudo). Crer no coração em sua morte e ressureição.


Perseverar até o fim, independentemente das circunstâncias. Hb 10.32-39.


Baixar mp3: 4shared ou mediafire







O Eterno Plano da Salvação

Nenhum comentário:

Postar um comentário